TERREIROS

Ilé Àṣẹ Ọ̀rìṣànlá Tàlàbí
Terreiro de Tradição Nagô fundado em 26 de Janeiro do ano de 1991 por Maria da Solidade Sousa França - Mãe Dada de Oxalá (Talabi Deyin) e Aguinaldo Barbosa de França - Painho de Xangô (Obá Dodê). Atua como espaço de preservação da cultura e religiosidade afro-indígena brasileira.
Em 2015 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial dos Povos e Comunidade de Matriz Africanas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2021 foi declarado com Patrimônio Histórico e Cultural de origem Africana e Afro-indígena brasileira e em 2023 como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Local: Terreiro Axé Talabi - R. Orobó, 257 - Paratibe, Paulista - PE, 53417-460

Ilê Axé Ayrá Omin Kaia Lofim
O Ilê Axé Ayrá Omin Kaia Lofim e Associação Espírita Caboclo Oxóssi (AECO), é um terreiro de candomblé jêjê-nagô e jurema. Fundado em 1978 e dirigido pelo babalorixá e juremeiro pai Cícero, o terreiro se localiza na cidade de Abreu e Lima.
Local: Ilê Axé Ayrá Omin Kaia Lofim - Transamazônica, 575 - Boa Esperança, Abreu e Lima - PE, 53580-135, Brazil

Ilé Iyemojá Ògúnté
O Ilé Iyemojá Ògúnté é um terreiro de tradição nagô. Fundado há mais de 80 anos pelo filho carnal de Pai Adão, o célebre sacerdote Malaquias Felipe da Costa - Ojé Bií. Atualmente, é dirigido por Mãe Lú - Ìyá Omítòògùn.
Local: Ilê Iyemonjá Ogunté - Rua Abdon Lima - Água Fria, Recife - PE, 52171-011


